quarta-feira, 17 de dezembro de 2008


Contos de Natal: Era uma vez...

Um cara que diziam ter nascido de uma virgem cujo nascimento foi predito por profetas. Ele era tido como o Filho de Deus Todo Poderoso cujo Espírito Santo engravidou sua mãe para encarnar na Terra e assim cumprir seu destino: Salvar a humanidade. Ele nasce numa caverna, e logo que a notícia do seu nascimento percorre a localidade, pastores e reis vêm para adorá-Lo, pois o Rei dos Reis tinha nascido. Na sua vida adulta após ter consciência de Sua missão após a tentação feita pelo demônio, reúne discípulos que mais tarde difundiriam seus ensinamentos pelo oriente. Ele faz muitos milagres como prova da Sua divindade como por exemplo ressuscitar mortos, multiplicar comida, curar enfermos e muitos outros.

Mas como Sua missão era muito maior, Ele reúne seus discípulos para um último jantar que fica conhecido como a Última Ceia. Nela ele revela o mistério da vida, partindo o pão que simboliza seu corpo, e distribuindo o vinho que simboliza seu sangue. Nesse jantar, Ele dá as últimas instruções para seus discípulos e lhes ensina que só o amor é capaz de mudar o homem. Após o jantar ele vai de encontro a seu último teste, onde o demônio mais uma vez lhe tenta, mas Ele resiste a tentação e vai de caminha para sua última tarefa: Se sacrificar para salvar a humanidade. Ele é imolado e com Seu sangue, lava os pecados dos homens. Mas como Ele é o Deus da vida, Ele ressuscita após três dias da Sua morte confirmando Sua divindade. Após esse evento glorioso, Ele sobe aos céus onde está sentado a direita de Deus Pai, e de onde virá para julgar os vivos e os mortos no Juízo Final.

Mas a história não acaba aí. Seus seguidores tratam de espalhar sua mensagem pelo mundo, e criam uma religião em seu nome, sendo uma dissidência da qual o Deus encarnado veio. Ele é tido como o Salvador, Messias, Rei do Universo, Senhor Onipotente pelos seus seguidores. Criam rituais como a partilha do pão e do vinho para lembrarem Sua memória como Ele pediu durante a ceia, e festividades para lembrar seu nascimento e ressurreição.


Conhecem essa história? Pelo visto, não, mas deveriam, porque essa é a história de Mithra, Filho de Ahura Mazda, que com Vohu Mano (Espírito Santo) revelou a Zaratustra todas as profecias do Zoroastrismo. Com a vinda de Mitrha, cria-se o Mitraísmo, que se tornou uma dissidência do Zoroastrismo e uma forte concorrente do Cristianismo devido às "poucas" coincidências com seu Messias, Jesus. Por coincidência, a maior cidade de culto a Mitrha era Tarso, cidade do auto-intitulado apóstolo Paulo, que como não pôde derrotar a antiga religião, uniu seus preceitos com o judaísmo criando uma nova religião, o cristianismo. Feliz Natal pra todos... ¬¬'

2 comentários:

Unknown disse...

certas dúvidas que temos sobre coisas que não sabemos realmente se existe. Conversinha de ontem me deixou confusa :S
*:

Beeijo bebe,
Gabriela Paes

thaianenetto disse...

caraaca , concordo com a gabriela
duvidas de coisas , q já sabemos
e que não sabemos a origen
as vezes nos confudem ://
bjao ;*