terça-feira, 29 de dezembro de 2009




Uma nova década se aproxima.

A Terra é, ainda hoje, um planeta onde o egoísmo, a violência, a mentira, a inveja e outros tantos outros “inimigos da alma” encontram terreno fértil pra se proliferar.

Há quem diga que não será assim pra sempre, e nisso eu acredito. A evolução das espécies é mais do que suficiente para confirmar essa teoria. E não só a evolução física e intelectual, mas principalmente a evolução moral.

Nos últimos 3 séculos rolou um salto tão grande na evolução intelectual que ficamos abismados com a nossa própria capacidade inventiva e o alcance da nossa inteligência. O domínio da Eletricidade, a chegada do homem ao Espaço Sideral e o advento de inúmeras máquinas que facilitaram a sobrevivência humana são alguns exemplos desse incrível “boom” intelectual da humanidade. Há quem diga também que, não fosse o modelo capitalista competitivo, esse avanço tão rápido não seria possível. Nisso eu também acredito.

Mas fica evidente que a evolução Moral não acompanhou nem de longe a evolução Intelectual. Somos capazes de produzir alimentos que resistem a todos os tipos de pragas, mas não somos capazes de distribuí-los aos que ainda tem fome. Dominamos várias formas de obtenção de energia, mas em nome do interesse pessoal, da vaidade e do conforto individual, produzimos mais do que o planeta tem a nos oferecer. E olha que essa Mãe Terra sempre foi tão fraterna com os seus filhos, que nunca cobrou nada além da utilização sábia dos seus recursos. Inventamos o ar-condicionado, mas nos esquecemos de como é sentir a brisa no rosto. Pisar na terra é importante, tanto quanto a infra-estrutura urbana.

Há quem diga também que Moralmente já fomos mais adiantados, e disso eu discordo. A lei da natureza é imutável, mas as leis dos seres humanos estão sempre mudando e se aperfeiçoando (E como ainda estamos longe de ser perfeitos!). Basta pensar que a escravidão era algo comum há dois séculos atrás, que na Roma antiga a diversão de domingo era ver pessoas serem devoradas por Leões e que no início da revolução industrial mulheres e crianças trabalhavam 16 horas por dia. Assim, as leis dos homens vão se tornando mais perfeitas a medida que o homem vai caminhando para a perfeição. É evidente que ao olhar o mundo e a nossa sociedade cheia de mazelas e injustiças, percebe-se que estamos ainda muuuuuuito distantes da perfeição. Tão distantes que alguns chegam a julgá-la inatingível, e disso eu também discordo. Se assim fosse, para que termos cérebro, polegares opositores, raciocínio, o Don da inteligência e o poder da vontade?

Nessa caminhada evolutiva, nada anda pra trás. Por isso nunca fomos tão evoluídos moralmente. A evolução é perfeita. Mas isso não pode servir de desculpa para a nossa apatia no enorme progresso que ainda há para ser feito. Tanto individualmente quanto coletivamente.

Nisso eu acredito.

Beijo grande e que venha 2010!

7 comentários:

babygreeneyes disse...

Por isso que eu continuo vendo seu blog, Hugo. Voce sabe do que fala. Continue assim!

Lara disse...

Eu acho que moralmente já fomos mais evoluidos sim.. Tipo, existia mais honra, e as pessoas morriam por aquilo que acreditavam. Mas concordo com todo o resto. Gostei do blog, nem parece que você adora racionais... ;P
beijos.
@larapmc

essencia disse...

vs peensa meeio radicaalmente sobree o muundo . deepois a nervoziinha soou eeu . Caraa o qe pudemos fazeer a geente faaz . Naon to falaando de bortar a culpa no goveerno , mas fazemos algo maais qe isso ajudamos qem precisa , naon aqeles qe estaon morrendo na africa mas aqilo qe esta ao nosso alcance .Ajudamos aqele morador de rua,paramos pra conversar com aqele velhinho qe ta ali triste:sabe aqele qe chora só de lembrar no passado, doamos roupas para campanhas de agasalho .Fazemos o qe esta ao meu alcance .Pessoas passam fome por vaários motivos , isso ven dos primordios , a sociedade evoluiu muito og todos tem o seu espaço os qe naon tem vaon conqistando e assin acho qe ainda temos soluçaon a resposta ta na nossa maão falta só a gente colocar em pratica :) .unbj e un ótemo ano novo *-*

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Alana disse...

Nossa Huggo, realmente muito bom o teu texto. Fiquei surpresa quando li e concordo com tudo que tu disseste. Parabéns, de verdade!
Beijos

Rodrigo disse...

http://www.rezzumo.com/2009/11/federico-de-vito-escandalos-ja.html

BeláH disse...

Se a revolução intelectual fosse a favor de um bem comum seria tudo bem diferente honesto, íntegro, justo e decente.Criadores de um sociedade de informação, mais não é assim o individualismo de interreses próprios de saber e ser mais que o outro é maior que a vontade de ver todos bem.